EMEI PARQUE SÃO ROQUE
2010
Coordenadora Pedagógica: Jaqueceli Batista de Barros
PROJETO DE CULTURA DOS VALORES
INTRODUÇÃO
Ensinar valores para as crianças da Educação Infantil , requer a aprendizagem de novos conceitos, pensamentos partilhados, criação e outras habilidades sociais de ensino que devem combinar com os brinquedos artísticos, canto, dança e imaginação. Os adultos envolvidos
( professor, coordenador, diretor, pais e funcionários) são cruciais para o sucesso do projeto, desde que as crianças aprendem melhor por exemplos e são mais receptivas quando o que é partilhado é experimentado. Paciência, amor, ver a beleza de cada criança são aspectos importantes e inestimáveis. O comportamento do adulto permitirá que as crianças experimentem esses valores como seus, para usá-los na sua interação com os outros.
Não basta que as crianças ouçam falar de valores. Para aprender, elas devem experimentar e incorporar esses valores. As habilidades sociais servem para capacitar o uso de valores ao longo do dia. As crianças precisam ver os efeitos de seus comportamentos e escolhas e ser capazes de tomar decisões socialmente conscientes.
METAS:
- Resgatar os valores
- Criar habilidades de resolução de conflitos sem o uso da violência
OBJETIVOS:
- Capacitar as crianças para se acalmarem;
- Capacitar as crianças a gostar do silêncio e ser pacíficas;
- Ajudar as crianças a aumentar a habilidade de concentrar-se;
- Expressar a paz artisticamente;
- Cantar músicas sobre os valores;
DESENVOLVIMENTO:
- Na roda da conversa planejar aulas sobre as atitudes e valores, incentivar as crianças a partilharem seus pensamentos e experiências;
- Leitura e dramatização de histórias referentes a temática;
- Cantar músicas sobre os valores
- Imaginar um mundo pacífico e ser capaz de transmitir em palavras e/ou desenhos como ele é e qual é a sua sensação;
- Encenar com bonecos as interações pacíficas;
- Ser capaz de falar sobre os valores;
- Formar frases a partir da expressão “Braços são para abraçar, não para empurrar”;
- Murais com desenhos , recorte e colagem sobre os valores trabalhados;
- Livros coletivos;
- Dinâmicas com os pais na reuniões.
- Atividades que envolvam os sentimentos e os valores ( amizade, cooperação, respeito, responsabilidade, disciplina, honestidade, paciência, dedicação, companheirismo e paz)
AVALIAÇãO:
A avaliação é um dos processos mais complexos que o professor precisa enfrentar. Ela deve ser contínua e orientada para o processo de aprendizagem do aluno, assim como a própria prática docente.
A avaliação servirá para analisar tendências de condutas para a cooperação, a solidariedade, o compartilhar, etc., a fim de tentar potencializar esse tipo de competência.
O registro em portifólio das atividades realizadas servirá como referência no desenvolvimento do trabalho para eventuais intervenções.
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