domingo, 17 de outubro de 2010

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

EMEI PARQUE SÃO ROQUE
PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

Tema: Brincando com Cores e Formas
Coordenadora Pedagógica: Jaqueceli Batista de Barros

 OBJETIVO GERAL: Fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.

JUSTIFICATIVA
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identificá-las

 OBJETIVOS
 Conceituais:
•Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

CONTEÚDOS:
•Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Músicas, parlendas ,quadrinhas e trava-língua.


DESENVOLVIMENTO:

1º MOMENTO:
Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo)
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança,  etc.).
História: As cores e os dias da semana- Ziraldo

2º MOMENTO
Poesia: As cores- Fazer a dramatização com os alunos utilizando os fantoches .
 Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado. Em seguida distribuir papel crepom  com as cores primárias para que os alunos coloquem cada cor em  uma garrafa pet com água.

3ª MOMENTO
História: Um redondo pode ser quadrado?
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.

4º MOMENTO
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache a música, coletivamente carimbando as mãos da criança para formar  um  arco íris;

  MOMENTO
- Colocar a música do cd Xuxa circo,  das cores, entregar para as crianças fitas de crepom das cores que são citadas na música;
- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças, ressaltar as cores das figuras;

6º MOMENTO
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.


 
7º MOMENTO
- Colocar dentro de uma caixa  surpresa vermelha,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
Livro das cores- página vermelha


Recitar  a quadrinha e confeccionar o cartaz
Sou pequenina
Do tamanho de um botão
Guardo papai no bolso
E mamãe no coração

8º MOMENTO
- Colocar pirulitos vermelhos em forma de coração na caixa surpresa vermelha e pedir que adivinhem o que é.
-Recitar a quadrinha e a parlenda  de várias maneiras, devagar, rápido, baixinho, grosso e fino
Rei
Capitão
Soldado
Ladrão
Moça bonita
Do meu coração

- Enfeitar um coração com papel picado vermelho

9º MOMENTO
- Conta a história da Chapeuzinho Vermelho
-Colocar dentro da caixa surpresa vermelha, massinha de modelar e perguntar para os alunos se está pesado ou leve? Em seguida deixar que manuseiem.
-  Cada aluno deverá enfeitar a letra inicial do seu nome próprio com bolinhas de crepom vermelha.


10º MOMENTO
-- Colocar dentro de uma caixa  surpresa azul,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.

11º MOMENTO
Leitura compartilhada, utilizando recurso visuais
Cecília Meireles

O Menino Azul

O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Pedir que os alunos pintem o menino do desenho de azul, orientar para que  respeitem o limite do desenho

12º MOMENTO
Geladinho azul- trabalhar a temperatura-  gelado
História:
Massinha de modelar azul

13º MOMENTO
-História: Peixinho arco-íris e/ ou Barquinho enjoado  chão estender o TNT azul no chão, para que os alunos imaginem que estão no fundo do mar, em seguida deistribuir livros de histórias para  que “leiam”.
-Música: Se eu fosse um peixinho
-Livro das cores- página azul

14º MOMENTO
- Colocar dentro de uma caixa  surpresa  amarela,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
- Registrar a cor amarela: pintar o Sol com guache amarelo, explorar a forma geométrica:  círculo

15º MOMENTO
- Caixa  surpresa: Galinha amarela
-Parlenda: A galinha do vizinho, para que os alunos  aprendam a sequência numérica.
- Fazer ovinhos com massinha para modelar
-Brincadeira no pátio: A galinha  do vizinho

16º MOMENTO
Caixa surpresa com  balas amarelas
Música: Pintinho amarelinho.
- Trabalhar com o visufix do pintinho, contar oralmente
-Livro das cores- página amarela

17º MOMENTO:
-- Colocar dentro de uma caixa  surpresa  verde,  vários objetos dessa cor, perguntar para os alunos o que eles acham que tem dentro da caixa, depois que todos falarem, retirar todos os objetos e nomeá-los, pedir que repitam, o prof deverá falar qual é a utilidade de cada objeto e sua forma;
- Registrar a cor verde: pingar em um papel uma gotinha da cor amarela e da cor azul, pedir que o aluno misture e verifique a cor.

18º  MOMENTO
-  Levar para os alunos visualizarem e nomearem vários  alimentos verdes;

Eu plantei o figo verde
Ninguém ajudou plantar
Depois do figo maduro
Todos queriam provar

- Brincar  com  bexigas verdes

19º MOMENTO
Parlenda: Lagarto Pintado
Lagarto pintado, quem te pintou?
Foi uma menina que por aqui passou
Lagarto verde, que te esverdeou?
Foi uma galinha que aqui passou
Lagarto azul, que te azulou?
Foi a onda do mar que me molhou
Lagarto amarelo, que te amarelou?
Foi o sol poente que em mim pisou
Lagarto encarnado, que te encarniçou?
Foi uma papoila que para mim olhou”

20° MOMENTO
Caixa surpresa: Camiseta ou camisa verde

Música:Eu vi o sapo
Eu vi o sapo
Na beira do rio
De camisa verde
Sentindo frio
Não era sapo
Nem perereca ou sapinha
Era o (nome da criança) só de cueca ou calcinha

-Livro das cores- página verde

21º MOMENTO:
Fazer  uma salada de verduras

 22º MOMENTO
Caixa surpresa preta com objetos pretos
Trabalhando a noite:  desenhar  com giz e cera  no papel camurça preto ou  papel cartão preto
Levar uma lixa preta para sentirem a textura: áspera
Música: Boi da cara preta

Trava-língua
O peito do pé de  Pedro é preto
Carimbar o pé do aluno com guache preto.

23º MOMENTO:
Poesia: As  borboletas- Vinícius de Moraes
Confeccionar o cartaz com o poema, carimbar as mãos dos alunos formando as borboletas
Caixa surpresa branca com objetos brancos
Desenho livre na lousa com giz branco
Floquinho de algodão branco para sentir a  textura macia.

24º MOMENTO
-Caixa surpresa com objetos marrom
- Livro das cores- página marrom
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor .
-Distribuir chocolate para os alunos

 
25º MOMENTO
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros.
- Fazer uma casinha ou boneco com formas geométricas, e pedir que montem,identificando qual é cada forma  e cor.

26º MOMENTO
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato.
- Brincar com bambolês
- Andar sobre um círculo, quadrado, triângulo desenhado no chão

27º MOMENTO
Caixa surpresa:  objetos retangulares
Andar sobre a linha retangular
Atividades com a linha de movimento, destacando as cores e formas

28º MOMENTO
Obras do Romero Britto. Biografia do artista , observação da obra e trabalho coletivo ou individual


CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos realizados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário